Amamentação




Amamentação em Foco
Redação

Amamentar na primeira hora de vida e os benefícios da amamentação para mãe e bebê


 Os esforços de diversos organismos nacionais e internacionais aumentaram a prática da amamentação ao longo dos últimos anos. Apesar disso, os índices de aleitamento materno no Brasil, inclusive da amamentação exclusiva, estão muito a baixo dos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Você sabia que o aleitamento materno é a forma mais simples de prevenir doenças em crianças menores de cinco anos?

Uma maneira de propiciar a criança o melhor inicio da vida é a Amamentação na primeira hora após o nascimento. Logo após o parto, a mulher recebe no colo seu bebê, que por instinto suga o seio e se aquece no contato pele a pele com a mãe. Este é um momento de encontro e reconhecimento que deve ser permitido e estimulado.

Infelizmente os profissionais envolvidos na assistência ao parto e nascimento nem sempre estão familiarizados com estes conceitos e as instituições acabam por separar mãe e bebê neste momento tão significativo, trocando o aconchego materno de recém nascidos saudáveis pela tecnologia dos berços aquecidos e diversos procedimentos de protocolo que nem sempre são necessários e que tem suas aplicações questionadas pelas diretrizes da OMS.

Mesmo manifestando a vontade de amamentar após o parto, muitas mães têm seu desejo negado, as vezes de forma obscura pelos profissionais de saúde. A diarista Andréa Leopoldino foi impedida de amamentar a filha após o nascimento. “Mesmo a criança tendo nascido perfeita e saudável só toquei e amamentei meu bebê 4 horas após o parto. Isso me causou depressão e carrego comigo esta marca até hoje”. Afirma emocionada.

Assim como Andréa a empresaria Valéria Labat também lamenta o fato de ter sido privada de amamentar seu filho na primeira hora de vida. Fico muito triste em não ter aproveitado esta oportunidade. As maternidades e médicos deveriam orientar melhor sobre esta possibilidade, declara. Após o fato a empresária criou em sua loja Mammy To Be  de São Paulo um espaço para cursos e informações sobre amamentação.

Segundo o obstetra Alberto Jorge Sousa Guimarães a amamentação favorece um contato mais íntimo entre mãe e bebê e é muito importante que este contato aconteça logo após o parto.

Carolina Urbani do Nascimento, professora que amamentou o filho na primeira hora de vida afirma: “Foi uma experiência única, para mim! Um meio de criar um laço de amor entre meu filho e eu”. Acrescenta a mãe.

Em parceria a OMS, UNICEF e Ministério da Saúde criaram o selo – Hospital Amigo da Criança- qualificando as instituições de saúde que cumprem os **Dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Confira:

DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO

Toda e qualquer unidade que preste assistência obstétrica e neonatal deve:
1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.
2. Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política.
3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.
4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos seus filhos.
6. Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e bebês permaneçam juntos - 24 horas por dia.
8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.
9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
10. Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.


Ainda vale ressaltar que o leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. 
É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

Benefícios da amamentação para o bebê 
- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele. 
- Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. 
- Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. 
- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. 
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Benefícios para a mãe 
- Reduz o peso mais rapidamente após o parto. 
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto. 
- Reduz o risco de diabetes. 
- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário. 
- Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando 
exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre 
que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado. 



**Dados do Ministério da Saúde.