Plano de Parto

O Plano de parto tem por objetivo traduzir  os anseios e expectativas da gestante com relação ao parto, sendo uma oportunidade de pensar e planejar aquele que será o momento mais importante da sua vida.

Ao redigir o plano de parto você terá a oportunidade de refletir sobre como deseja ser assistida durante todo trabalho de parto e os cuidados com o recém-nascido, os procedimentos e tudo mais.

O plano de parto não tem a pretensão de ser um roteiro exato, pois temos que ter plena consciência de eventualidades podem ocorrer.

O modelo abaixo é bem completo, elaborado pela fisioterapeuta e doula Renata Olah de Campinas, permite uma fácil compreensão da redação do Plano de Parto. O texto inicial: "Estamos cientes ..." foi extraído do bebeblogger onde você encontra o plano de parto da autora detalhado.  



Plano de Parto

Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao parto e nascimento do nosso filho, caso tudo transcorra bem. Sempre que os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente consultados a respeito das alternativas.

Ao hospital______________________________________________________
Meu médico é o (a) Dr (a). ____________________________________________
Data provável do meu parto é _________/_________/_________

O parto está programado para ser ______________________


ACOMPANHANTE 
Gostaria que me acompanhasse da admissão ao nascimento:
(_) o meu companheiro:__________________________________
(_) um parente:____________________________________
(_) amiga (o), doula:_____________________________________
(_) ninguém


ADMISSÃO E TRABALHO DE PARTO
(_) Gostaria que não me realizassem enema (clister)
(_) Prefiro que me realizem enema
(_) Gostaria que apenas me realizassem tricotomia, se for necessária na altura da expulsão.
(_) Gostaria que me realizassem tricotomia parcial logo na admissão
(_) Gostaria de ter liberdade de movimentos durante todo o trabalho de parto
(_) Gostaria de poder caminhar durante todo o trabalho de parto
(_) Gostaria de poder tomar banhos durante o trabalho de parto
(_) Gostaria de poder ingerir líquidos e alimentos leves
(_) Gostaria de restringir ao mínimo o número de exames vaginais
(_) Gostaria de ter objetos pessoais no quarto (camisola, flores, música, etc)
(_) Gostaria de ter música ambiente no quarto
(_) Gostaria de ter o máximo silêncio no quarto
(_) Gostaria de ter luz suave no quarto
(_) Gostaria que colocassem infusão intravenosa apenas se houver indicação médica
(_) Gostaria que não me rompessem artificialmente as membranas, se o bebê estiver bem.
(_) Gostaria que me fossem administradas drogas para indução ou aceleração do trabalho de parto apenas sob necessidade médica

MONITORAÇÃO DO BEBÊ 
(_) Gostaria de ter monitoração intermitente, se o bebê estiver bem.
(_) Desejaria ter monitoração contínua do bebê


ALIVIO DE DOR 
(_) Gostaria de não ter medicação para a dor, a não ser que seja por mim solicitada e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto.
(_) Gostaria que me fosse administrada analgesia, mais para o fim do trabalho de parto e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto.
(_) Gostaria que me fosse administrada analgesia, o mais cedo possível e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto.
(_) Gostaria de poder utilizar métodos não farmacológicos para o alívio da dor (bola, massagens, banhos, TENS, terapia frio/calor) e com informações completas sobre possíveis efeitos sobre mim, o bebê e o trabalho de parto.


PERÍODO EXPULSIVO E EPISIOTOMIA 
(_) Gostaria que estivesse presente para assistir ao parto:
(_) Gostaria que fosse utilizada a mesma cama para o trabalho de parto e parto.
(_) Gostaria de poder usar os meus óculos.
(_) Gostaria de poder escolher a posição mais confortável para parir.
(_) Gostaria de não utilizar perneiras (estrito) em posição deitada.
(_) Gostaria de poder tocar a cabeça do meu bebê, assim que ele coroar.
(_) Gostaria de não ser submetida à episiotomia (e assino termo de responsabilidade).
(_) Gostaria de ser submetida à episiotomia apenas em situação de risco eminente de laceração.
(_) Gostaria de ser submetida à episiotomia apenas em situação de risco de vida para o bebê.
(_) Prefiro que me seja realizada a episiotomia.

RECÉM-NASCIDO E SAÍDA DA PLACENTA 
(_) Gostaria que meu parto fosse filmado e/ou fotografado.
(_) Gostaria que o cordão fosse cortado, depois de deixar de pulsar.
(_) Gostaria que___________________________corte o cordão umbilical.
(_) Gostaria de pegar imediatamente no meu bebê.
(_) Gostaria de poder amamentar o meu bebê, na sua 1ª meia-hora de vida.
(_) Gostaria que realizassem os procedimentos ao recém-nascido na minha presença.
(_) Gostaria que me fosse administrado antibiótico oftálmico ou nitrato de prata apenas depois do período de formação do vínculo com meu bebê (primeiras horas após o parto).
(_) Gostaria que me fosse mostrada a minha placenta.
(_) Não desejo ver a minha placenta.

CESARIANA 
(_) Gostaria de realizar uma cesariana apenas por razões clínicas, e sob analgesia.
(_) Gostaria de esperar o início do trabalho de parto antes de efetuar a cesárea.
(_) Gostaria de tricotomia parcial (do abdome até ao púbis).
(_) Gostaria que não me fosse administrados sedativos pré-operatórios nem anestesia geral.
(_) Gostaria de ser informada de cada procedimento associado à cesárea (testes, tricotomia, sonda urinária, etc.…).
(_) Gostaria que fosse utilizado espelho na hora do nascimento ou que protetor fosse rebaixado
(_) Gostaria que o meu acompanhante assistisse à minha cesariana.
(_) Em caso de cesariana de emergência, gostaria que_________________________corte o cordão umbilical.
(_) Em caso de cesariana de emergência, gostaria que:________________________fosse a primeira pessoa a pegar no bebê, assim que ele estivesse vestido.
(_) Gostaria de poder amamentar o meu bebê, tão logo seja possível, mesmo na mesa de cirurgia ou na sala de recuperação.
(_) Gostaria de realizar uma cesariana, a meu pedido.

PÓS-PARTO 
(_) Quero alimentar meu bebê através de amamentação exclusiva, sem água, pó ou chupeta.
(_) Quero alimentar meu bebê através de mamadeira.
(_) Gostaria de permanecer em alojamento conjunto com meu bebê.
(_) Visitação do pai e irmãos à vontade, até a alta médica.

Outros itens importantes, medos e receios:

Obrigada pela compreensão e esforços da equipe envolvida nesse momento tão importante para a nossa família.


________________________________
Nome da gestante

Data:_____/_____/______




2 comentários:

  1. Dr. Alberto! Obrigada por me citar nesse blog! E que bom que gostou do plano de parto. Eu elaborei ele lendo vários outros planos.. e decidi juntar as várias sugestões num só! Ficou bacana né?
    E olha que coincidência... nessa semana, em meu grupo de gestantes, vou falar justamente do plano de parto! rs.. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Renata Bilhar Lacorte16.9.10

    Olá Dr. Alberto! Ainda não nos conhecemos, o que irá ocorrer na próxima semana, pois agendei uma consulta para o dia 24/09, mas gostaria de adiantar como fico feliz em ler este post e constatar que o sr. apoia o plano de parto e respeita a vontade da gestante.
    Até a próxima sexta.

    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir

Comente!